segunda-feira, 20 de abril de 2015

Água está relacionada com as tempestades de Saturno
A cada 29,5 anos terrestres, Saturno completa uma volta em torno do Sol e conseguimos ver um fenômeno bastante curioso, que se repete sempre nesse espaço de tempo: surgem grandes manchas brancas no planeta, que aparecem no hemisfério Norte e continuam crescendo por toda a sua extensão.
As manchas já foram associadas às tempestades que acontecem no planeta, mas ninguém entendia bem como elas eram formadas.
Uma dupla de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia trabalhou duro para desvendar esse enigma e calculou, a partir de dados da sonda Cassini, da NASA, que tais tempestades surgem do vapor de água da atmosfera de Saturno. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (13), no periódico Nature Geoscience.
Como o vapor d’água é mais pesado do que o Hidrogênio e Hélio (que são gases dominantes no planeta), ele fica na camada de baixo da atmosfera por bastante tempo. Conforme a parte de cima vai esfriando, ela se torna mais densa do que a parte de baixo e essa convecção, causada pela presença da água, faz com que as tempestades gigantes aconteçam.
Mas por que a Cassini é importante?
A sonda Cassini foi lançada em 1997 e só onze anos depois, em 2008, chegou ao planeta Saturno. Além de ser importante para compreender melhor a composição do planeta e de seus anéis, a missão trouxe informações importantes sobre uma de suas luas, Encélado, que possui um oceano de água líquida embaixo de uma grossa camada de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário